Abrir um ODT em Microsoft Word (actualizado Dezembro 2013)

7 Outubro 2008 Por Adriano Afonso

libre office

documentfreedom

[EDIT3]

Visto esta página ser o alvo da maior parte das minha visitas, vou deixar aqui as soluções de modo mais simples:

Solução 1

Solução 2

Solução 3

Solução 4

  • Se ainda gosta do OpenOffice.org, passou-se a chamar Apache OpenOffice, pois o projecto agora pertence à Apache, mudou-se para aqui e já existe versão em Português-Europeu.

 

[EDIT2]

A Sun cancelou a disponibilização do plugin abaixo, e entretanto foi comprada pela Oracle.

Mas não desesperem, foi criando o projecto ODF Converter quem envolve a DIaLOGIKa, Sonata-Software, Microsoft, Novell, Clever Age, Aztecsoft que tem como objectivo a interoperabilidade entre sistemas. Assim foram desenvolvidos vários plugins para os vários pacotes Office da M$ que permitem uma melhor interoperabilidade com o ODF.

Por enquanto ainda não está disponível em Português (Portugal), mas isso não impede em nada a sua utilização. Descarreguem aqui a versão em Inglês que funciona na perfeição.

Convém ter tudo actualizado com os últimos service packs. Para mais informações e instruções, ver no próprio sítio do projecto.

Em ultimo caso, descarreguem e instalem a última versão do OpenOffice.org em Português, vão ver que não “custa” nada. Aproveitem e leiam o Manual de Tecnologias da Informação e Comunicação e OpenOffice.org 2ª edição por mim elaborado, em formato livre, e vão ver que ainda aprendem umas coisas.

[EDIT1] A Microsoft foi obrigada, depois da aprovação dos standards, a incluir nos seus pacotes o suporte a ODF. Como nós bem sabemos, ela nunca faz o que lhe mandam, apenas para o Office 2007 foi criado esse suporte junto com o SP2. Para além de fazer pouco, faz mal, e o standard foi mal implementado, portanto, se coisas estranhas acontecerem ao abrirem documentos, não se admirem e queixem-se à Microsoft, e esperem outra vez mais uns bons meses até o problema ser resolvido.

Já agora para quem é muito preguiçoso, ou então, para quem gosta de perder tempo em converter DOC’s em PDF’s com aplicações de terceiros, relembro que o Open Office trás nativamente a conversão para PDF em pouco mais de 3 segundos. E esta eim?

Aproveito também para dizer que hoje foi ante-estreia do Open Office 3.0 cá em Portugal, pelas 16:30 no auditório B104 do ISCTE. Se algum de voz lá esteve, podia-me dar um feedback por favor?

Para quem me pede ajuda e para os mais distraídos, a partir de hoje já não tem desculpa para não conseguirem abrir Standards (decentemente) em Micro$oft Word.

A Sun tem disponível já há algum tempo um plugin (para várias plataformas) para a Suite Office da Micro$oft. Assim pode abrir os formatos standard vindos do Open Office quer sejam eles odt’s, ods’s ou odp’s (dos que mais são usados).