Abrir um ODT em Microsoft Word (actualizado Dezembro 2013)

libre office

documentfreedom

[EDIT3]

Visto esta página ser o alvo da maior parte das minha visitas, vou deixar aqui as soluções de modo mais simples:

Solução 1

Solução 2

Solução 3

Solução 4

  • Se ainda gosta do OpenOffice.org, passou-se a chamar Apache OpenOffice, pois o projecto agora pertence à Apache, mudou-se para aqui e já existe versão em Português-Europeu.

 

[EDIT2]

A Sun cancelou a disponibilização do plugin abaixo, e entretanto foi comprada pela Oracle.

Mas não desesperem, foi criando o projecto ODF Converter quem envolve a DIaLOGIKa, Sonata-Software, Microsoft, Novell, Clever Age, Aztecsoft que tem como objectivo a interoperabilidade entre sistemas. Assim foram desenvolvidos vários plugins para os vários pacotes Office da M$ que permitem uma melhor interoperabilidade com o ODF.

Por enquanto ainda não está disponível em Português (Portugal), mas isso não impede em nada a sua utilização. Descarreguem aqui a versão em Inglês que funciona na perfeição.

Convém ter tudo actualizado com os últimos service packs. Para mais informações e instruções, ver no próprio sítio do projecto.

Em ultimo caso, descarreguem e instalem a última versão do OpenOffice.org em Português, vão ver que não “custa” nada. Aproveitem e leiam o Manual de Tecnologias da Informação e Comunicação e OpenOffice.org 2ª edição por mim elaborado, em formato livre, e vão ver que ainda aprendem umas coisas.

[EDIT1] A Microsoft foi obrigada, depois da aprovação dos standards, a incluir nos seus pacotes o suporte a ODF. Como nós bem sabemos, ela nunca faz o que lhe mandam, apenas para o Office 2007 foi criado esse suporte junto com o SP2. Para além de fazer pouco, faz mal, e o standard foi mal implementado, portanto, se coisas estranhas acontecerem ao abrirem documentos, não se admirem e queixem-se à Microsoft, e esperem outra vez mais uns bons meses até o problema ser resolvido.

Já agora para quem é muito preguiçoso, ou então, para quem gosta de perder tempo em converter DOC’s em PDF’s com aplicações de terceiros, relembro que o Open Office trás nativamente a conversão para PDF em pouco mais de 3 segundos. E esta eim?

Aproveito também para dizer que hoje foi ante-estreia do Open Office 3.0 cá em Portugal, pelas 16:30 no auditório B104 do ISCTE. Se algum de voz lá esteve, podia-me dar um feedback por favor?

Para quem me pede ajuda e para os mais distraídos, a partir de hoje já não tem desculpa para não conseguirem abrir Standards (decentemente) em Micro$oft Word.

A Sun tem disponível já há algum tempo um plugin (para várias plataformas) para a Suite Office da Micro$oft. Assim pode abrir os formatos standard vindos do Open Office quer sejam eles odt’s, ods’s ou odp’s (dos que mais são usados).

25 comentários a “Abrir um ODT em Microsoft Word (actualizado Dezembro 2013)”

  1. Sim, infelizmente é, mas antes usar um plugin proprietário num software proprietário para ler um ficheiro aberto, do que não conseguir abri-lo, não achas?….
    Uma coisa é ser radical, outra é facilitar a vida ás pessoas! Todos sabemos que não é por aí que vamos conseguir mudar o mundo.

  2. Adorei saber desta informação, e bom sempre alguém se preocupar em facilitar os outros no bom sentido…!
    E também concordo com Adriano, cada quem sabe de si, que quer ser o honesto ou não…!

  3. Amigos,

    Essa merda de Open doc tex (ODT) é uma porra. Fiz um doc de 70 folhas em DOC e qdo fui abrir estava com .ODT- não consigo abrir no Vista.Com open office 2003.
    como posso abrir ou converter?

  4. Caro Assis
    Não percebi de todo o seu comentário, mas se acha que o ODT é “uma porra” experimente aprofundar os seus conhecimentos e perceber melhor o que é o formato *.doc, se conseguir, avise.
    Deixei os passos necessários para poder abrir um ODT em Micro$oft Office 2003, mas também não especificou que versão de Micro$oft Office está a usar no Windows Vista.

    Não consegue abrir, experimente instalar o melhor office de sempre, o Open Office!

  5. Há também um sugestão para abrir e salvar .doc .odt .docx e etc… abram uma conta no google docs que ele resolve!

  6. Sou tão alheio aos softwares da Microsoft que não sabia dessa. Agora só mandarei meus documentos imcompletos (senão eu mandava em .pdf) pra amigos/familiares em formatos livres. E eles não terão mais desculpa.

    Parabéns pelo blogue, Adriano Afonso!

  7. Olá Adriano.
    Boas…
    Não “apanhei” esta ajuda aqui postada segundo me informaram.
    Preciso de abrir um ficheiro .odt e tenho o Office 2003 (Pt), com um SO WinXP Pro (Pt).
    Agradeço a ajuda.
    Abraço.

  8. Caro Daniel
    Pois, esta ajuda já está desactualizada, não só porque o plugin já não existe como a SUN foi comprada pela Oracle.
    Hoje também já não “custa nada”, descarregue e instale o Open Office. Vai ver que vai gostar.
    Abraço

  9. Olá. Talvez off tópico ou não, mas é o seguinte obre o Open office que uso há bastante tempo:

    Quando consulto minha conta bancária on-line tem o icon para importar excel faz dowload desse ficheiro. Ao abrir surge um ficheiro cheio de códigos, virgula …. confusão.

    Ora esta é uma função que me mantém preso ao excell pois se pré-definir para abri ficheiros xls, quando clico no icon o excell descarrega um ficheiro para download e ao abri-lo fica logo numa folha de calculo. Chato para quem arrumou o MS Office..
    Se me puderem ajudar agradeço.

  10. Caro José.
    Não foi muito claro na sua explicação, pois não percebi afinal com que software abre quando fica apenas com códigos e virgulas.

    Mas, devido à experiência, talvez esteja a abrir automaticamente com algum software associado (talvez até o openoffice.org). Experimente antes de mais, em vez de abrir automaticamente com um qualquer software, descarregar (fazer download) para o disco e só depois abrir com OpenOffice.org.

    Pela sua explicação, talvez seja um ficheiro gerado em “coma separated” (ficheiro separado por virgulas, ou ponto e virgula) que o OpenOffice também suporta. Experimente utilizar o conversor de documentos do OpenOffice.org, em “Arquivo > Assistentes > Conversor de Documentos”.

    Bom trabalho

  11. Olá.
    Grato pela prontidão.

    Passo a explicar melhor:

    1-Ao clicar no icon no site do banco descarrega um ficheiro para o meu computador.
    2.Abrindo esse ficheiro com o Excel ele diz que o formato do ficheiro não é o especificado mas depois de autorizado ele abre uma folha de calculo. Perfeito. Dados alinhados em linhas e colunas tal e qual o extracto em papel.
    3.Abrindo com o OpenOffice, abre uma folha de calculo tipo Excel só que o conteúdo não está organizado, aparecem os tais dados entre virgulas, referencias html, etc..

    — Experimente utilizar o conversor de documentos do OpenOffice.org, em “Arquivo > Assistentes > Conversor de Documentos”. —

    Considerando isto o tal ficheiro descarregado para o computador é .xls – iria converte-lo em que formato?
    Se me permitir envio em “off line”, para o seu email, uma cópia do ficheiro aberto pelo OpenOffice.

  12. Que preguiça caro Maico, abra a página do projecto, e na página de download [http://odf-converter.sourceforge.net/download.html] tem lá os Software Requirements para a Versão 2003!

  13. Boas
    Visto ser um .xls, tente converter de M$ Office para OpenOffice.
    Se me quiser enviar o ficheiro, garantirei a confidencialidade e a sua segurança (como sempre fiz e o meu CV representa), e com a sua autorização poderei verificar a situação e tentar solucionar o problema.
    Envie-me o ficheiro para o meu e-mail (que encontrará na pagina de contactos) antes de abrir em qualquer programa.

    Na verdade estou curioso em ver o ficheiro, e daí querer ajudar.

  14. Obrigado por informar, caro Adriano Afonso. Antes fosse preguiça. Foi desatenção mesmo. Seria bom que esse patch fosse uma disponibilizado como uma atualização para M$ Office. Assim atingiria uma maior parte dos PCs.

    Abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

14 + 18 =

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>