IE e os Standars

25 Abril 2007 Por Adriano Afonso

ie7Já escrevi sobre isto, mas cada vez mais me sinto irritado com o IE e o seu não respeito pelos standards.

Como já referi, o trabalho que tenho tido na empresa tem-me deixado com pouca margem de manobra para escrever, neste momento estou a “programar” uma intranet em php e mysql que visa gerir assistências técnicas, mensagens, rma’s, encomendas, etc., etc., para principalmente me obrigar a aprender mais alguma coisa. É óbvio que estou a usar um código de classes fornecido pelo Carlos Gonçalves e com algumas ajudas do Dreamweaver, e até aqui não tenho tido problemas em reaproveitar código, tenho estado a dar-me muito bem com o WAMP, no qual já experimentei desde wordpress, joomla e drupal e nenhum deles se queixa (com alguns ajustes no apache e no php pelo meio).
No entanto é no mais simples que tenho mais dificuldade. Para o menu da intranet usei como base o ADxmenu que por ser simples e prático, para além de bonito, se adequa perfeitamente ás necessidades actuais de escalabilidade, pois a cada dia que passa faço uma alteração. No Firefox é claro que não tenho qualquer problema, mas quando usamos IE, é que o gato vais ás filhoses, em 6 o menu aparece, mas não correctamente espaçado, felizmente não implica em nada, no 6.5 da outro problema, no 7 do meu colega do lado funciona perfeito, no 7 do meu colega da frente nem sequer os CSS são lidos correctamente e o menu só aparece exactamente na página mais simples, que não tem submenus…

Solução? Sim, já convenci 75% da empresa a instalar o Firefox, não só pela correcção automática, como pela prova de rapidez, pela funcionalidade das tabs, pelos plugins e pela fácil gestão de marcadores, e por ser open source… os 25 % correspondem ao cromo que justamente está à minha frente que só vê Micro$ no seu horizonte e respondeu-me à pergunta “Não queres instalar o Firefox de uma vez por todas?” – “Não! Não quero tornar o meu sistema instável”… Para um jovem que usa IE e Windows Vista, acho que definitivamente deu a resposta mais acertada!

PS: 75% dos meus colegas que instalaram Vista, regressaram a XP… Nunca vi ninguém a regressar de OSX, já agora adivinhem quem representa os 25%!