Reflexão sobre o meu Mestrado em Mestrado em Comércio Eletrónico e Internet na UAberta

27 Junho 2011 Por Adriano Afonso

Universidade AbertaDepois da conclusão do meu mestrado com 17 valores, gostaria de deixar uma reflexão rápida sobre o meu mais recente percurso académico.

Em primeiro lugar devo dizer que a aposta na formação é sempre um aposta ganha. Evoluímos com a I&D (Investigação e Desenvolvimento), quer nós próprios, quer Portugal.
A minha perspectiva, como sabem é de partilha, logo, tudo o que fiz, grande parte dele está partilhado e acessível (aqui pelo blogue e pelo meu Scribd, falta-me apenas a dissertação).

Tenho algumas críticas a algumas das cadeiras, mas no geral, já vi cadeiras de outras universidades mais desactualizadas, É sobretudo teórico e pouco prático, mas entendendo que é um passo na I&D, provavelmente até está devidamente enquadrado.

Como opinião pessoal, seria uma mais valia se tudo o que fosse produzido fosse libertado, mas isto aplica-se a todas as universidades em Portugal. Infelizmente há muitos bons projectos a ficarem nas prateleiras das universidades e nunca chegam a ver a luz do dia.
Mesmo assim considero que, de um ponto de vista abrangente, com base no meu tema e nos temas das dissertações do meus colegas, sim, é uma mais valia.

Reconheço que o ensino online é bastante mais difícil, requer muito mais de nós, portanto há que dispensar mais tempo, mais trabalho. Prefiro modelos mais b(lended)-Learning. Irá caber ao aluno a capacidade de aguentar um “afastamento” do normal de uma sala de aula  para um contexto mais assíncrono e digital, logo mais impessoal.
Aqui entra a força de vontade, e lembrar que: “Quem desiste, são os fracos.”

Apostem na Formação.

PS: Mais informação aqui e aqui.