ENOS (tarde)

2 Setembro 2007 Por Adriano Afonso

enos
Como já disse o ENOS superou todas as expectativas. A organização de um encontro nacional causa sempre alguma folia, mesmo para quem estava de férias, mas no final, as horas perdidas compensaram.
O Carlos (membro da CRN e mentor do projecto deste evento) lá perdeu os 3 em apresentações, e desenrascou-se muito bem. Mostrou na sua apresentação as alterações e melhorias da nova versão 10.3 do openSUSE e respondeu a muitas dúvidas. O seu contributo para a tradução foi essencial para a qualidade portuguesa da distribuição.
BoF: The Linux Audio/MIDI Desktop por Rui Nuno Capela foi sem dúvida uma excelente apresentação de conteúdo e uma contribuição importantíssima não só para o openSUSE como para o mundo GNU/Linux.
Terminais LTSP com openSUSE, um caso prático por Bruno Santos veio demonstrar que a migração para soluções open source é possível, desde que haja vontade e empenho, e a prova da redução de custos e ROI é sem dúvida um ponto forte numa implementação em hospitais. É com muita pena minha que vejo o Ministério da Educação a ESBANJAR os recursos, pagos por todos nós, em soluções que depois não o são, podendo poupar 2,6M de € (salvo erro) se todos os hospitais sofressem migrações (info segundo a apresentação).
O evento culminou com a minha apresentação sobre a gestão de um grupo informal e como cresceu a uma comunidade que hoje realiza Lan Parties e ajuda neste tipo de eventos, obviamente estou a falar da CRN.

Eu e o Carlos fizemos uma nota final, reunindo algumas palavras/frases que foram retiradas durante o evento e depois o Carlos no fim apresentou a necessidade de colaboração que é necessária de momento para o openSUSE, nomeadamente em traduções, quer do sistema operativo, quer das páginas wiki, tutoriais, entre outras.

As fotos já estão disponíveis em: http://www.caldasrainha.net/galeria/main.php?g2_itemId=3628&g2_navId=x16c2a643

focalização nos serviços
desenvolvimento de aplicações em OS
qualidade do código fonte
cada função, sua aplicação/distribuição
user friendly em detrimento da estabilidade?
suporte, existe, mas onde?
2 anos em média da adesão
lutar juntos
open radio
80/20 =100/100
reconhecimento pessoal e na comunidade
ROI definitivamente mais baixo