Migrar Outlook para Thunderbird

Acho que este tutorial vai ajudar muita “galera” por aí. Estão a achar estranho estar a falar PT-BR certo? Mas há uma boa razão para tal, e é o agradecimento que tenho de fazer ao Claudio Maciel, autor no br-open.com. Deste que o Thunderbird deixou de importar automaticamente do Outlook, tenho andado desesperado em arranjar uma solução viável, (barata) e livre para resolver o problema. Confesso que bloqueei no Thunderbird, e não procurei soluções alternativas até recentemente quando senti realmente necessidade.

A solução é muito simples, mas não muito prática. Em primeiro lugar requer uma maquina em Linux, preferencialmente u*buntu ou Debian. Para os menos iniciados aconselho a utilização de um ambiente gráfico para passar os ficheiros da pen/rede para a máquina e vice versa.

Assim que tiverem a maquina à mão, abrir o terminal e instalar o readpst:

sudo apt-get install readpst

Depois do “read PST” instalado, já se pode começar a converter ficheiros *.PST em .EML que depois são facilmente importados pelo Thunderbird através do add-on ImportExportTools.

Escolham uma pasta para trabalhar, e coloquem lá todos os PST’s a converter. Para já, deve-se criar uma pasta para alojar a exportação:

mkdir Archive

E poderão fazer o seguinte comando do readPST para exportar o ficheiro para dentro da pasta (para saberem mais opções, ver aqui):

readpst -M -b -e -o Archive Archive.pst

Se for para abrir na mesma máquina em que estão a trabalhar, basta agora abrir o Thunderbird e, já com o ImportExportTools instalado, ir ao menu Import/Export > importar todos os ficheiros eml de uma directoria > incluir subdirectorias.

Se for para colocar noutra máquina, comprimam a pasta, e depois peguem no ficheiro e levem para onde quiserem.

tar -zcvf Archive.tar.gz Archive

Depois é só descomprimir e realizar o passo anterior.

1 Comment

  1. Converter Thunderbird para PST Software é uma ferramenta confiável, que simplesmente converte todos os dados do Thunderbird para formato de arquivo PST em poucos momentos é realizar a conversão de dados do Thunderbird para o formato de arquivo PST, utilizando Thunderbird para o software PST. Ele fornece uma maneira fácil de realizar a conversão em massa de dados.
    http://www.demoware.org/data-migration/mbox-to-outlook.html

Deixar uma resposta

17 + 14 =