Migrar Live Mail para Thunderbird

Na sequência das migrações que tenho feito, tem me aparecido algumas maquinas configuradas com o Windows Live Mail! Se, como já é do vosso conhecimento que não nutro nenhum carinho especial pelo Outlook, recentemente nutro muito menos pelo Live Mail. Se o quiserem defender, tentem “trabalhar” com uma conta que tem emails desde 2009, e que recebe na ordem dos 100/200 mails por dia, aplicar filtros de spam, etc. E quando rebenta, tentem que ele simplesmente volte a abrir….

Bem, mas nem tudo é mau, felizmente o Windows Live Mail guarda os emails em formato .eml, divididos pelas respectivas pastas de envio e recepção. Assim é fácil todo o procedimento de importação para qualquer outro cliente. Em Windows7/8.x/10 a pasta é a seguinte:

C:\Users\<user>\AppData\Local\Microsoft\Windows Live Mail

Partindo do principio que estejam na mesma máquina, abrir o Thunderbird e instalar o add-on ImportExportTools. A seguir deverá ser necessário reinicia-lo.

Ao abrir, aconselho a seleccionar já a primeira pasta a importar, que será a do Inbox/A receber. Agora ir ao menu Import/Export > importar todos os ficheiros eml de uma directoria > incluir subdirectorias e seleccionar a directoria Inbox/A receber dentro da directoria acima descrita. O tempo de importação deverá depender do tamanho da Inbox. Aconselho sempre a irem fazendo um arquivo por pastas, por anos, e a comprimir pastas sempre que o TB vos perguntar se pode.

Importar cada uma das restantes pastas Sent/Draft/Deleted, etc seguindo os mesmos procedimentos, seleccionado primeiramente a  pasta de destino, e depois importar da respectiva pasta de origem.

Um dos problemas que tive recentemente foi alguns dos utilizadores terem milhares de contactos que eram precisos importar. Para o fazer aconselho em primeiro lugar a exportação a partir do Live Mail em formato vCard (.vcf) para dentro de uma pasta, a partir de Contactos > Exportar > Cartão de Visita (.vcf).

Outra das dificuldades é a importação de um ou mais vCard’s pois o Thunderbird não importa tal como os CSV, mas  sim, cria uma “lista de distribuição” por cada um deles, para além de só os importar um a um. Então, para importar a pasta de vCard’s criada pelo Live Mail, aconselho vivamente a utilização deste add-on MoreFunctionsForAddressBook (que está disponível neste sítio) que não está disponível directamente na plataforma da Mozilla.

Depois de instalado e de reiniciar novamente, abrir o Livro de Endereços, seleccionar uma lista de endereços, de preferência a o Livro Pessoal de Endereços, e dentro do menu Ferramentas > MoreFunctionsForAddressBook > Acções para os contactos > Importar vCard/vcf, e seleccionar a pasta para onde foram exportados os contactos em formato vCard do Live Mail, e seleccionar todos (CTRL+A/T).

Desta fora consegui fazer uma migração total, sem perca de dados, do Live Mail para Thunderbird, depois de obviamente configurar primeiramente a conta de correio electrónico.

Deixar uma resposta

6 + 16 =