Sessão sobre Software Livre e Aberto, Comunidades e LibreOffice no ISCTE

ISCTEA convite do meu caro colega Professor Doutor Carlos Costa, estive no ISCTE no passado Sábado, dia 24 de Março, numa sessão (ou melhor, conversa) sobre diversas temáticas relacionadas com o Software Livre no âmbito do Mestrado em Open Source Software.

Comecei inicialmente por fazer uma breve abordagem à distinção entre o software livre e o software aberto. Para melhor enquadrar o meu envolvimento no mundo do SL/SA falei de seguida do que é que me motivou a entrar para este mundo, e de que forma tenho contribuído, partilhando a minha experiência com a Comunidade LibreOffice Portugal.

Também falei de diferentes formas de envolvimento nas comunidades, focando, claro está, o caso do LibreOffice e também obviamente não podia deixar de levantar alguma discussão em torno de como ganhar algum dinheiro com o SL/SA, partilhando novamente as minhas experiências.

Por fim, e com a grande ajuda do coordenador deste Mestrado, discutiu-se algumas hipóteses de investigação que poderão ser desenvolvidas nas dissertações dos mestrandos.

ApresentaçãoComo é normal nas minhas apresentações, aqui ficam as ligações:

A licença, claro está, é creative commons. Façam o favor de partilhar.

Deixe uma resposta

seven + one =