Evento Linux 2012 – o estabelecer do software livre em Portugal

linux 2012O Linux 2012, em termos de observação de resultados, bateu todos os restantes eventos Linux a que tenho assistido. Este ano, provavelmente devido à crise, assistimos um acentuado crescimento de implementação e utilização de Software Livre.

Como foi falado, não foi apenas a crise que “convenceu” as empresas a começar a pensar noutras opções. Desde há dez anos para cá que o GNU/Linux tem sido observado e evoluído (em Portugal) de uma coisa de universitários, para uma opção mais segura e viável, e bem mais barata, em contraponto a outras soluções, segundo as palavras de Gustavo Homem, presidente da ESOP.

Desde a minha vinda de Paris da LibreOffice Conference que nunca me tinha sentido tão bem e tão certo de que as coisas finalmente em Portugal têm pernas para andar nestas áreas. Não nos podemos esquecer do que o Android também tem contribuído para este buzz do software livre. E como o Miguel Gonçalves disse (que mais uma vez deu um espectáculo motivacional em cima do palco), é preciso trabalhar, e muito, para que as coisas aconteçam. A prova disso é o caso de estudo da Tranquilidade que muito nos orgulhou.

Assim espero, que tal como a Tranquilidade e todas as restantes empresas em portugal têm mudado o seu rumo quanto ás suas opções, quer de documentos, quer de software, esperemos que muitas outras sigam o exemplo.

Não é o nosso governo que tem que mudar por si só, somos nós que temos de o obrigar a seguir  o nosso exemplo.

Deixe uma resposta

2 × one =