LibreOffice Conference Paris, France

LibreOffice ConferenceCaros amigos, como é do vosso conhecimento, no decorrer do meu percurso como formador, desenvolvi com uma equipa de colaboradores o 1º Manual Aberto de TIC e OpenOffice.org. Chegou a altura de actualizar o projecto.

Desde que a Oracle comprou a Sun, que o OpenOffice.org anda nas bocas do mundo, até que acabou por ser doado ao projecto Apache. Mas no meio muita coisa aconteceu e se perdeu, que a Open Document Foundation aproveitou e muito bem e acabou por lançar o LibreOffice, um fork do OpenOffice.org.

Este novo projecto teve a aceitação da maior parte dos nomes sonantes do software livre, e ganho a confiança de muitos utilizadores, inclusive a minha. Por essa razão, depois de discutir com algumas pessoas, amigos, profissionais, inclusive com a Associação Ensino Livre, decidi por bem portar o meu manual de OpenOffice.org para LibreOffice.

A minha intenção de ajudar muitos dos formadores/professores e empresas a mudar de ferramenta Office (e com isso o Ministério da Educação poupar milhões de euros dos nossos bolsos) está cada vez mais forte, ainda mais agora que estamos em tempo de crise.

Por essa razão decidi levar as minhas razões mais longe (ali a França), à primeira conferência de LibreOffice. O paper “Manual Aberto de TIC e LibreOffice – porque as nossas escolas precisam de opções” foi aprovado e decidi lá ir em vôo Low Cost fazer a minha apresentação.

Na sequência do meu conceito de partilha (livre), deixo-vos aqui o paper e um rascunho da apresentação para vossa critica e revisão.

E com isto quero-vos dizer que a 3ª edição do Manual Aberto de TIC e LibreOffice já está no forno. Desta vez temos uma grande equipa de formadores e professores a ajudar. Não tenho ainda um prazo para previsão de conclusão, mas posso avançar que estão a ser usados os referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações como guias para o desenvolvimento dos conteúdos, garantindo assim que o manual possa ser (bem) usado e reutilizado por grande parte dos professores e formadores de TIC.

Quem quiser ajudar é bem vindo, ainda há muito trabalho a fazer.

Deixe uma resposta

ten − three =