Pidgin, o pombo rápido!

pidgin
pidgin

Já tenho falado várias vezes do pidgin pelas redes sociais, mas nunca tive tempo para me debruçar sobre ele aqui no meu blog. Como todos sabem, privilegio a integração e gosto de estar constantemente ligado. Por essa razão tenho adquirido sempre telemóveis que me permitem fazer tudo (ou quase tudo) desde a n-gage. Não gosto de ser um “burro de carga” como certas pessoas que trazem consigo telemóvel+mp3+gps+rádio etc por aí a diante.

Nesta linha, e com as exigências de mudar para software livre, optei pela escolha do pidgin que integra quase todas as formas de comunicação possíveis de mensageiro e chat existentes. Ainda há quem goste de usar o Live Messenger e serem infectadas com vírus, de ter google talk e o icq instalado, e só falam no facebook quando lá estão. Depois quando reinstalam quaisquer dos sistemas operativos, lá tem de configurar tudo de novo.

Há 3 anos que tudo isto para mim acabou, tenho um só programa, seguro, e até me esqueço por que rede estou a conversar, importa sim, estar contactável e resolver as coisas em tempo real, especialmente quando o trabalho assim o exige.

De momento tenho todas as minhas contas activas e configuradas no pidgin, graças também à escolha das empresas por cada vez mais optarem por protocolos standars e abertos.

  • Google Talk
  • IRC
  • ICQ
  • Facebook
  • Windows Live Messeger (2 contas, via msn-pecan)
  • Ovi (da Nokia)
  • Nimbuzz (uso-o no symbian e no android, cuidado, activa todas as contas configuradas no nimbuzz)
  • Skype (requer à mesma o skype)
  • Xfire (não tenho, mas é para quem é jogador)

Portanto meus caros, só fica “desligado” quem quer. A configuração é tão simples que até chateia, e para fazer copias de segurança de tudo, incluindo de todos os chats, é só copiar a pasta “.purple” que se encontra na pasta:

  • Windows Vista/7
    • C:\Users\[nome de utilizador]\AppData\Roaming\.purple
  • Windows XP
    • C:\Documents and Settings\[nome de utilizador\Application Data\.purple
  • Unix
    • /home/[nome de utilizador]/.purple/

E colar, nos respectivos sítios é claro, em qualquer dos sistemas operativos, funciona sempre.

Agora devem estar a perguntar, e como é que se configuram as contas? Ora muito bem, para o Facebook ainda utilizo um plugin que deixei lá em cima (e aqui) a ligação. Para o Windows Live Messeger, por causa dos grupos, estou a usar outro plugin, o msn-pecan, e o skype4pidgin para Skype. Mais plugins com diversas funcionalidades estão disponíveis.

Para configurar as restantes contas, deixo aqui alguns print screens elucidativos.

configurar wlm
Configurar WLM no pigin

configurar ovi
Configurar ovi no pidgin

configurar nimbuzz
Configurar nimbuzz no pidgin

configuar facebook via jabber
Configurar facebook via jabber no pidgin

configurar facebook (plugin)
Configurar facebook via plugin

irc no pidgin
Configurar IRC no pidgin

PS: De vez em quando, e porque não é um software nativo para sistemas Micro$oft, o pombo morre, ou tem tendência a suicidar-se. Basta correr novamente e ele renasce :D!

7 Replies to “Pidgin, o pombo rápido!”

  1. Miguel Fernandes Portugal Windows XP Mozilla Firefox 3.6.3 says:

    E ele suicida se quando o utilizador mete se a dar enters ate dizer chega,não é??

    Quanto ao plugin de Xfire, o pidgin consegue contabilizar horas se configurarem o plugin ara o fazer (quem usa xfire sabe o que me refiro), apenas não cria o famoso overlay (Scroll lock + X) que nos permite conversar sem fazer Alt+Tab

  2. Gosto mais do amsn. O suporte de audio/video está/estava muito mais avançado. Por outro lado, não é muito estavel e ás vezes faz segfault.

  3. Olá Alex.
    Pois, mas (apenas) o protocolo MSN é a menor das minhas prioridades.

  4. Boas. Olha ha umas semanas comprei o vodafone 845. desde entao tenho reparado que o meu saldo se tem ido esgotando aos poucos… no inicio ainda pensei que fosse por usar o market, o google maps ou por aceder a rede via wireless. mas ultimamente nao o tenho feito e continuo a ficar sem saldo.

    isso ja te aconteceu, ou nao sabes de alguma aplicaçao que o possa fazer?
    gostava que me podesses enviar uma breve resposta porque ja começo a ficar cansado disto
    obrigado!!!

  5. Outra dica otima, sempre usei o pidgin, desde quando o mesmo se chamava Gaim…e meu cliente padrao quando estou no meu Linux em casa, e no trabalho uso a versao portatil armazenada em meu pendrive…

    Aprendi ainda mais sobre ele com esta otimas dicas..

  6. Interessante!

  7. O onipresente Pidgin me é muito útil.

Deixe uma resposta

12 + 9 =