Mudei de telemóvel, e agora os meus dados?

N-Gage
N-Gage

É uma pergunta que muito se faz, e poucas respostas existem. Como os que me conhecem sabem que mantive a minha Nokia N-Gage desde 2004, ora já lá vão 5 anos e achei que já era altura de trocar de telemóvel.

O meu primeiro problema é simples, durante os 3-4 anos acumulei contactos,  notas e claro SMS que não queria perder, e algumas delas são trabalho e provas de comunicação, que também não podia perder de maneira nenhuma. Ora e como é que se salvam todos estes dados? Nokia PC Suite é claro… pois, pesam todos vocês e pensei eu, mas não é bem assim.

Primeiro a Nokia lançou um PC Suite especifico para a N-Gage, que acabei de instalar no meu XP64Bits, mas não funcionou, instalei no meu Portátil que já é meio para o antigo também, que tem XP32Bits, e “pasmem-se”, não funcionou, é claro.

Bem, lá fui eu feito parvo para o sítio da Nokia à procura de suporte, e só encontrei a nova plataforma de jogos N-Gage, que já não tem nada de suporte ao meu (ex-)telemóvel.

5800XM
5800XM

Bem, em segundo lugar, pus-me a brincar no meio disto tudo com o meu novinho a estrear Nokia 5800 Xpress Music, e felizmente la encontrei uma aplicação dentro de “Definições > Conectividade > Transfer. dados > Comut. telef.” que me resolveu parte do problema. Esta funcionalidade instala uma pequena aplicação no outro telefone Symbian, cria uma conexão Bluetooth e transfere os dados. Lá consegui importar contactos, mas nas SMS obtive sempre erros de transferência, que depois vim a perceber que só aconteciam em SMS com “ENTERS” pelo meio, mas o que é realmente estranho é que nem sempre isso acontecia.

Que é que se faz nestes casos? Ora bem, passei quase 3 noites em claro a vasculhar a net e a procurar soluções, e nenhuma delas, ou funcionava, ou satisfazia. Acabei por aprender bastante, e descobrir que afinal a minha N-Gage é um Symbian S60 de primeira geração e não da segunda como pensei que fosse. Descobri também imensas aplicações que deixo nos sítios abaixo que podem ser úteis para outros telemóveis S60.

A minha ultima hipótese reverteu-se para os scripts em Pyton para S60, o que também se revelou infrutífero, pois na N-Gage não instala nem por nada, pois não é compatível.

Ontem, já cansado, e depois de ter instalado (ou tentado) por volta de 15 aplicações no telemóvel, ter feito reset ao telemóvel (ver ligação para saber como) e restaurado com o SpriteBackup v1.0  inúmeras vezes, e 4 instalado outras 4 no meu desktop, fui me deitar, mas ainda não dado por vencido. Enquanto tentava adormcer, dei por mim a magicar uma solução tão simples que me teria poupado 3 dias.

Sempre que importava as SMS, elas davam erro numa mensagem, comparei as que foram passadas e vi que afinal tinham uma sequência. A partir daqui foi fácil, Apagava, sincronizava de novo, apagava sincronizava de novo. Mesmo assim ainda obtive mais um erro, as enviadas só restaurou 1/10, o resto desaparecia. Solução? Fácil, movias para as “Minhas Pastas” e sincronizei, e está feito.

E assim se salvam 300 contactos e 700 SMS, e 50 Notas!

Espero que este Post ajude alguém, ou talvez vá tarde para muitos.

Ligações

EDIT – PS: Quem quiser, a N-Gage está à venda!

4 Replies to “Mudei de telemóvel, e agora os meus dados?”

  1. em portugal guardam-se os dados, não se salvam. a não ser que realmente sejam dados em risco de vida…

  2. Caro “qqr coisa”, agradeço a correcção, mas aqui pretendo dizer que os salvei da morte, literalmente!
    😀

  3. Joao Pimenta Portugal Windows 7 Mozilla Firefox 3.5.3 says:

    Carissimo Adriano-Ninja-dos-PCs-das-Caldas :

    Ve este site :

    http://zyb.com/lang/pt/

    Similar o Vodafone Online backup, o que isto faz é permitir backup online de contactos, mas sem restrições de operadora.

    Assim, basta que o telemovel tenha acesso internet.

    Abraços Portistas,

    JP-ABNN

  4. Similar o Vodafone Online backup, o que isto faz é permitir backup online de contactos, mas sem restrições de operadora.

Deixe uma resposta

1 × 5 =