Hotmail ou Gmail?

7 Março 2008 Por Adriano Afonso

gmailMuitas pessoas já me fizeram esta pergunta, e hoje tive pelo menos duas situações que tive de resolver,  por ventura algo engraçadas. Como “Solution Designer” que me ititulo, procuro sempre encontrar a melhor solução para o cliente, e por vezes acontece que a que nós sabemos que é a melhor, não é a mais fácil ou a mais cómoda para o cliente.

Imaginem um cliente/pessoa que está habituadíssimo ao hotmail, tem lá todos os seus contactos e todo os seus correios electrónicos e, obviamente que quando falamos em questões de marketing, ter um endereço de correio electrónico com o seu domínio dá sempre outra imagem (menunome@aminhaempresa.domínio). Agora como é que resolvemos a problemática de ter uma conta no servidor, e ter uma conta do hotmail integrada com o mesmo para que se possa receber e enviar correio electrónico com o domínio pretendido?

Como utilizador de Gmail, isto não tem nada que saber, basta ir a “Definições > Contas > Enviar correio como: > Adicionar endereço de e-mail”. Para receber da conta , o mesmo processo mas escolher “Obter correio de outras contas:”. É só introduzir os dados correctos como fazemos com qualquer cliente de correio electrónico e já está. Até nos permite uma autenticação real pois permite enviar correio electrónico pelo próprio servidor, em vez de vir mascarado por outro servidor qualquer.

E no hotmail como é que isto se faz? Simplesmente não faz, ou melhor, até faz, mas desta forma tem de pagar e bem para isso. Como resolver então o problema? Obviamente o cliente quer as coisas mais fáceis e transparentes pare ele, mesmo que isso não seja a melhor solução, então tive que resolver da seguinte maneira:

Podemos configurar o hotmail para enviar de outras contas facilmente, basta clicar em “Opções > Mais Opções > Enviar e receber emails de outras contas de email > Adicionar um endereço do qual enviar emails” no entanto desconfio solenemente de um sistema que me envia um correio electrónico só e apenas para confirmar que aquele é mesmo meu e não necessita mais nada. Ou seja, estamos a falsificar o nosso próprio correio electrónico não enviando pelo servidor correcto.

Para enviar basta isto, e para receber? Pois, temos de configurar a nossa conta no servidor e depois reencaminha-la directamente para o hotmail!

Pelo menos o cliente ficou satisfeito, mas deixei-o a pensar seriamente em mudar de cliente de correio electrónico…

Perguntou-me ainda se era possível colocar um gmail como MSN Messenger? Claro, até qualquer um outro, basta criar uma conta passport, clicar em “Utilizar um endereço de correio electrónico existente” e seguir os passos de registo.

E agora, qual dos clientes preferem? Eu prefiro adaptabilidade e escalabilidade…