Hotmail ou Gmail?

gmailMuitas pessoas já me fizeram esta pergunta, e hoje tive pelo menos duas situações que tive de resolver,  por ventura algo engraçadas. Como “Solution Designer” que me ititulo, procuro sempre encontrar a melhor solução para o cliente, e por vezes acontece que a que nós sabemos que é a melhor, não é a mais fácil ou a mais cómoda para o cliente.

Imaginem um cliente/pessoa que está habituadíssimo ao hotmail, tem lá todos os seus contactos e todo os seus correios electrónicos e, obviamente que quando falamos em questões de marketing, ter um endereço de correio electrónico com o seu domínio dá sempre outra imagem (menunome@aminhaempresa.domínio). Agora como é que resolvemos a problemática de ter uma conta no servidor, e ter uma conta do hotmail integrada com o mesmo para que se possa receber e enviar correio electrónico com o domínio pretendido?

Como utilizador de Gmail, isto não tem nada que saber, basta ir a “Definições > Contas > Enviar correio como: > Adicionar endereço de e-mail”. Para receber da conta , o mesmo processo mas escolher “Obter correio de outras contas:”. É só introduzir os dados correctos como fazemos com qualquer cliente de correio electrónico e já está. Até nos permite uma autenticação real pois permite enviar correio electrónico pelo próprio servidor, em vez de vir mascarado por outro servidor qualquer.

E no hotmail como é que isto se faz? Simplesmente não faz, ou melhor, até faz, mas desta forma tem de pagar e bem para isso. Como resolver então o problema? Obviamente o cliente quer as coisas mais fáceis e transparentes pare ele, mesmo que isso não seja a melhor solução, então tive que resolver da seguinte maneira:

Podemos configurar o hotmail para enviar de outras contas facilmente, basta clicar em “Opções > Mais Opções > Enviar e receber emails de outras contas de email > Adicionar um endereço do qual enviar emails” no entanto desconfio solenemente de um sistema que me envia um correio electrónico só e apenas para confirmar que aquele é mesmo meu e não necessita mais nada. Ou seja, estamos a falsificar o nosso próprio correio electrónico não enviando pelo servidor correcto.

Para enviar basta isto, e para receber? Pois, temos de configurar a nossa conta no servidor e depois reencaminha-la directamente para o hotmail!

Pelo menos o cliente ficou satisfeito, mas deixei-o a pensar seriamente em mudar de cliente de correio electrónico…

Perguntou-me ainda se era possível colocar um gmail como MSN Messenger? Claro, até qualquer um outro, basta criar uma conta passport, clicar em “Utilizar um endereço de correio electrónico existente” e seguir os passos de registo.

E agora, qual dos clientes preferem? Eu prefiro adaptabilidade e escalabilidade…

12 Replies to “Hotmail ou Gmail?”

  1. Olá. Numa conversa com um amigo esse mesmo assunto apareceu. Tentei convencê-lo das inúmeras vantagens do Gmail e ele até se convenceu mas não quis largar o Hotmail por causa das mensagens arcaicas acumuladas ao longo dos anos. Daí recebi a dica do Izymail e ele largou o Hotmail de vez…

  2. Jenheta, Obrigadão pela dica, acho que solucionaste outro dos meus problemas!

  3. João Ramos Portugal Windows XP Mozilla Firefox 2.0.0.12 says:

    Bom.. eu até falava muito bem do gmail, que até gosto, tirando um pequeno grande problema: privacidade.
    E porquê? Eu fui um dos primeiros assinantes do gmail e na altura criei uma conta da forma como eles sugeriam: primeiro.ultimonome.
    Tudo bem.. estava contente… até que comecei a receber mail para um tal de primeiroultimonome@gmail… e aqui é que começou a confusão. Aparentemente o gmail ignora os pontos, como está descrito por eles mesmo, mas houve uma altura em que eles aceitavam registos com ponto ou seja: A.BC@gmail é igual a AB.C que era igual a A.B.C e embora cada utilizador entrava na sua conta, o mail que se enviava para A.BC ia também para A.B.C e para AB.C, o que como imaginam, não é nada bom. Eu próprio fiz um teste de envio de mail e verifiquei isto.

    Ou seja, devido a isto, deixei de enviar mails com conteúdo confidencial para a minha conta de mail, e prefiro o hotmail ou o live.. só pelo facto de que tenho alguma certeza que apenas eu recebo o mail e não outras pessoas.

    Hoje em dia, o gmail já valida, quando se cria uma conta, a existência de outra, ou seja, se já existe um A.BC, ele já não deixa criar nenhuma conta com ABC (ignorando os pontos), mas a questão é: e quantas contas foram criadas antes da implementação desta validação. No meu caso, sei de pelo menos mais uma conta…. haverá mais? Não sei.

    Por isso.. a minha escolha, vai para o hotmail (ou o agora Live).

    Cumps
    JR

  4. Excelentes dicas… 🙂

  5. ou eu li mt mal o teu objectivo ou TU estas mt mal informado:
    GAFYD diste alguma coisa?
    http://www.google.com/a/ é free!!!!

    e http://domains.live.com/ ??

    ajuda!

    ps: ve la se colocas um subscrive comments by mail, se n nunca mais sei qd e’ q respondem aki.

  6. penso que seja melhor o Gmail

  7. Caro BUGabundo
    Quanto ao google aps, já conhecia, GAFYD já tinha ouvido falar mas nem sequer tinha ido visitar o sítio, é uma boa solução.
    Quanto ao Domains Live, para end users corporativos, parece ser a solução que procurava, mas agora diz-me, consideras este sistema usável? Uma coisa em cada lado? É impressionante!

  8. Prezado amigo!…
    Estou pegando o maior tem para instalar em meu PC, enviar e receber o hot mail.

    Voce poderia me ajudar…. Por favor!………..
    Muitissimo Obrigado

  9. Aparece no meu PC.
    Não foi possivel conectar-se ao servidor usando a Autenticaçãode senha de segurança. Conta pop3.bol.com.br Protocolo POP3 . Resposta do servidor:ERRInvalid command. Porta110. Segura(SSL).Não, Erro doservidor: 0x800ccc18.
    O que pode ser isso, esse é problema!…

    Muito obrigado

  10. Eu até tentei usar o Gmail, mas ele tem um visual muito feio. Prefiro o Hotmail.

  11. YYYYYEEEEEEEEE

Deixe uma resposta

two × five =