Hotmail ou Gmail (parte 2) ?

liveBem, em jeito de agradecimento ao BUGabundo acrescento aqui a forma de resolver o anterior problema que coloquei. Embora esta não seja a solução que eu queria para o meu problema especifico e para o meu cliente especifico, teve de servir e vai ter de servir para outros.

A solução através do http://domains.live.com/ simplifica muita coisa, mas transporta alguns pormenores que pessoalmente discordo. Para solucionarmos o problema a partir do domains.live temos de ter em conta que o que de facto acontece é que o servidor MX de mail passa a ser o Hotmail em vez do servidor contratado pelo cliente, ao invés do Gmail que vai directamente buscar aos outros servidores o correio electrónico. Ora, muitos são da mesma opinião que eu, confio mais no Google que na Microsoft, embora depois se possa teorizar muito sobre isso. No entanto discordo um pouco em colocar o servidor de mail nas mãos da Microsoft, soa-me a monopólio “Queres Mailzinho? Passa para cá o Servidorzinho”…  Para alem disso também não é uma solução que qualquer utilizador possa configurar…

E então como é que isso se faz? Primeiro passo aceder ao http://domains.live.com/ e clicar em “Get Started” > preencher com o nosso domínio em “www” e selecionar “Set up Windows Live Hotmail for my domain” > “Continue” > Selecionar “Sign in with an existing Windows Live ID.” que é a nossa/cliente conta de Hotmail > “Continue” > Entrar com a conta Hotmail > Ler os termos (que remédio) e “I Accept” >

E agora passamos à configuração do servidor de mail. No vosso Cpanel, caso o vosso servidor seja GNU/Linux (no meu caso sempre alojado na pinguix) alterar a MX Entery para o vosso novo do Hotmail > qualquer coisa parecida com isto: 2168725.pamx1.hotmail.com.

Agora voltamos à pagina do Hotmail e basta fazer “Refresh” e esperar que tudo corra bem, e se tudo correu bem, agora é só configurar os endereços de correio electrónico, embora estejamos limitados apenas a 50 contas.  Para finalizar, basta ir às opções, e em  “Enviar e receber emails de outras contas de email” é sé dizer que quer usar como padrão o endereço de correio electrónico do seu domínio.

Deixe uma resposta

20 + 2 =