Ha©KE®$ – Técnicas de Defesa e de Ataque, FCA

hackersQuem olha para a capa pensa que está lá dentro um grande livro, mas no meu entender não está. Sem duvida que é interessante do ponto de vista do utilizador “naive” e penso que seja este o seu target, citando a FCA “O livro destina-se a um público curioso, intrigado e talvez um pouco céptico em relação à crescente proliferação de vírus e de outros ataques similares, mas que não dispõe de conhecimentos técnicos suficientes”.

Muito orientado ao sistema operativo da Microsoft, aborda sobretudo ferramentas (software) de defesa ainda bastante actuais e algumas de ataque, mas relativamente simples e que se usavam a alguns anos. Peca sobretudo pela base técnica, porque não é muito explicito, por um erro crasso que denota alguma falta de investigação sobre o que são realmente hackers (confusão muito grave com lammers e wanabes) e peca também sobre algumas questões do software livre, em que se fica com a ideia que é software gratuito, uma pagina chegava para esclarecer, ao invés de outras tantas páginas de lixo!

No entanto explica muito bem o que são neste momento as ameaças atuais, tais como virus, spyware, trojans entre outras ameaças. Destaque significativo para o google hacking onde se pode “aprender” a pesquisar falhas e/ou coisas que estão abertas e provavelmente não deveriam de estar. Gostei tambem da parte final da historia dos hackers, mas como refiro acima, volta a falhar no mesmo ponto.

Classificação 3/5

One Reply to “Ha©KE®$ – Técnicas de Defesa e de Ataque, FCA”

  1. Ao olhar para a capa pensei duas coisas:
    1. “Ha©KE®$”? What the…?
    2. Passo.

    E por favor, parem de confundir a palavra “hacker”…

    http://www.catb.org/jargon/html/H/hacker.html

Deixe uma resposta

eighteen − 6 =