Antes e Depois!

Photoshop CS3 AcademicDepois de umas voltas pela minha cidade, e depois de ter dado umas voltas pela capital, parece que regressou mais uma vez ao fotógrafos nacionais a vontade de recuperar fotografia (talvez para tentar ganhar mais algum nesta época de crise).

Esta é uma das áreas que mais gosto e que dedico grande parte do meu tempo livre, já o faço a alguns anos e desenvolvi varias técnicas que me permitem obter (modéstia à parte) muita qualidade no meu trabalho. Para isto utilizo e sempre utilizei Adobe Photoshop, já sei que muitos me vão dizer que existe Gimp, pois, mas eu trabalho com o Photoshop desde o 2.5, e de momento é outro dos meus “ganha pão”. Para além disso o meu apoio ao open source é (memso) muito recente comparado com o anos que brinco em tal editor de imagem.

Tenho e tento sempre manter algumas directrizes quando faço este trabalho, porque para mim a qualidade é imperativa e inquestionável.

  • Digitalizar com o máximo de qualidade possível e trabalhar nessa resolução (obviamente com um bom scanner de 250 € para cima)
  • Manter o mais possível a realidade da fotografia original
  • Não adulterar aspectos da fotografia, como texturas, detalhes, cenografia, etc
  • Não adulterar a fisionomia dos fotografados
  • Se possível manter fundos originais
  • Quando necessário usar colagens, adapta-las para que pareçam o mais reais possível
  • Usar quando possível, alguém exterior (preferencialmente mulher pela sua sensibilidade aos pormenores) que nos ajude a comparar o antes e o depois (efeito de visão formatada)

Estas directrizes que sigo o mais à risca possível, reconhecidas mundialmente pelos técnicos que trabalham com Adobe Photoshop (e não só, como é óbvio) parecem não ser seguidas pelos nossos “amadores” de algumas lojas perdidas por Lisboa, Coimbra e Caldas da Rainha.

Até a minha mãe que não percebe nada do assunto consegue ver que são trabalhos de péssima qualidade, que pecam logo pela digitalização, ficando a ampliação pixelizada, o tratamento demasiado desfocado e o retoque… limito-me a dizer que no meu entender não existiu.

Senhores fotógrafos, por favor vejam quem contratam e não se aproveitem a extorquir dinheiro a senhoras com mais idade por aquela “porcaria”, tenham vergonha na cara!

Também não sou perfeito nem um mestre no assunto, mas já agora, aproveito e apresento-vos o meu último trabalho, que ganhou um bónus de coloração com a ajuda (a preto e branco como é que se adivinha as cores?) do cliente.

depois antes

2 Replies to “Antes e Depois!”

  1. Bom trabalho adriano, sem dúvida, apesar de achar as cores demasiadas “vivas” em relação ao resto da imagem. Aquelas pintas azuis estão demasiadas azuis…. Agora, teres removidos os danos físicos da fotos é mesmo um trabalho de mestre. Parabéns 🙂
    Já agora, qual é a idade da foto? Estas pessoas são mesmo das Caldas?

  2. Boas, Já recebi dois comentários à cor, no entanto peço-vos para não esquecer que as impressoras trabalham em CMYK e não em RGB, logo essas cores vão se esbater. Mas sim, podia ter corrigido para ficar bem em RGB. E ainda o vou fazer.
    Sim Ruben, as pessoas são cá das Caldas, embora o senhor já tivesse falecido. A foto deve ter por volta de 50 anos.

Deixe uma resposta

six + 13 =