Antes e Depois!

23 Junho 2008 Por Adriano Afonso

Photoshop CS3 AcademicDepois de umas voltas pela minha cidade, e depois de ter dado umas voltas pela capital, parece que regressou mais uma vez ao fotógrafos nacionais a vontade de recuperar fotografia (talvez para tentar ganhar mais algum nesta época de crise).

Esta é uma das áreas que mais gosto e que dedico grande parte do meu tempo livre, já o faço a alguns anos e desenvolvi varias técnicas que me permitem obter (modéstia à parte) muita qualidade no meu trabalho. Para isto utilizo e sempre utilizei Adobe Photoshop, já sei que muitos me vão dizer que existe Gimp, pois, mas eu trabalho com o Photoshop desde o 2.5, e de momento é outro dos meus “ganha pão”. Para além disso o meu apoio ao open source é (memso) muito recente comparado com o anos que brinco em tal editor de imagem.

Tenho e tento sempre manter algumas directrizes quando faço este trabalho, porque para mim a qualidade é imperativa e inquestionável.

  • Digitalizar com o máximo de qualidade possível e trabalhar nessa resolução (obviamente com um bom scanner de 250 € para cima)
  • Manter o mais possível a realidade da fotografia original
  • Não adulterar aspectos da fotografia, como texturas, detalhes, cenografia, etc
  • Não adulterar a fisionomia dos fotografados
  • Se possível manter fundos originais
  • Quando necessário usar colagens, adapta-las para que pareçam o mais reais possível
  • Usar quando possível, alguém exterior (preferencialmente mulher pela sua sensibilidade aos pormenores) que nos ajude a comparar o antes e o depois (efeito de visão formatada)

Estas directrizes que sigo o mais à risca possível, reconhecidas mundialmente pelos técnicos que trabalham com Adobe Photoshop (e não só, como é óbvio) parecem não ser seguidas pelos nossos “amadores” de algumas lojas perdidas por Lisboa, Coimbra e Caldas da Rainha.

Até a minha mãe que não percebe nada do assunto consegue ver que são trabalhos de péssima qualidade, que pecam logo pela digitalização, ficando a ampliação pixelizada, o tratamento demasiado desfocado e o retoque… limito-me a dizer que no meu entender não existiu.

Senhores fotógrafos, por favor vejam quem contratam e não se aproveitem a extorquir dinheiro a senhoras com mais idade por aquela “porcaria”, tenham vergonha na cara!

Também não sou perfeito nem um mestre no assunto, mas já agora, aproveito e apresento-vos o meu último trabalho, que ganhou um bónus de coloração com a ajuda (a preto e branco como é que se adivinha as cores?) do cliente.

depois antes