Placas de Som, qual a melhor?

10 Dezembro 2007 Por Adriano Afonso

Na minha procura por placas de som, visto ter vendido a minha máquina, deparei-me com uma realidade que afinal desconhecia.
Todos nos sabemos que hoje em dia a qualidade de som é um imperativo, e quando se fala em audiofilia, a coisa muda de figura.

Para quem não sabe a board ASUS A7N8X-E Deluxe tinha uma placa de som on board (integrada) baseada no chip Realtek ALC650 que tem como características Dolby Digital Encoder (codifica qualquer sinal Stereo em 5.1 DD, mais conhecido como Dolbi Digital Live) e saída S/PDIF (Sony Philips Digital Interface) que permite exportar o sinal DD ou DTS para qualquer sistema de som ou amplificador caseiro.

Como tenho o conjunto de colunas da Creative GD580, (uma versão dedicada a home cinema e Playstation, similar a qualquer amplificador caseiro) que recebe pelo seu modulo Dolby Digital e DTS, estava nas minhas 7 quintas, com um som sempre em DD 5.1 puro (pelo menos em DVD’s e AC-3).

Como é óbvio fui procurar à Creative placas de som que me fizessem os 5.1 em DD ou DTS, começando pelas Audigy, e de momento só se consegue a Audigy SE, que não faz nem metade do que uma X-Fi.
Como não encontrei nenhuma que eu gostasse, decidi-me ir procurar pelas X-fi, e qual o meu espanto, começando pelas Sound Blaster® X-Fi Platinum – Fatal1ty Champion Series e acabando nas X-Fi Xtreme Audio, nenhuma delas faz a codificação em DD ou DTS.

Depois de alguma investigação, mesmo pelos fóruns da Creative, conclui que nenhuma das X-Fi fazem qualquer codificação em DD, DTS ou THX (ou seja, saída óptica ou coaxial S/PDIF nestes formatos), mas fazem sim, através de software descodificação destes. Nenhuma das X-Fi são compatíveis com o meu modulo de descodificação.

Embora se possa questionar os SNR de 109db, a codificação de 24bits Cristalyzer, o CMSS-3D, que sem dúvida aumentam a qualidade do som, a mim isso pouco me convence, porque se se lembrarem, cada vez que visitam um dos melhores cinemas do país, o som que vos é apresentado são standards como o DD e o DTS, e algum, quando possível THX.

Então o que é preferível? Ter uma qualidade de som soberba mas a passar por cabos fininhos directamente para as colunas, não cumprindo standards de mercado, gastando com isto quase 200€? Sinceramente acho muito esquisito a Creative ter esta politica de desajuste.
No entanto não desisti e foi assim que encontrei outras marcas, a primeira delas foi a Auzentech, outra marca americana concorrente da Creative mas que consegue encher os olhos a qualquer audiofilo.
Não referenciando as placas de som antigas, destaco as 3 mais importantes: Auzen X-Plosion 7.1 DTS Connect, Auzen X-Meridian 7.1 e Auzen X-Fi Prelude 7.1; qualquer uma delas faz codificação e codificação por hardware de varias tecnologias DD e DTS. A primeira, com o chip CMI8770 PCI consegue ultrapassar facilmente uma Audigy 1, 2 ou 4 senão mesmo uma X-Fi Extreme Audio.
A ultima sim, para quem procura uma Soud Blaster X-Fi que preencha os seus requisitos (os meus por exemplo) acabou de encontrar a solução. A Auzen X-FI™ Prelude 7.1 tem o processador Creative X-Fi CA20K, o processador base de qualquer X-Fi, com todas as características de uma X-Fi, tal como EAX 5.0, CMMS 3D, X-Fi Crystalizer, e com a possibilidade de ter DD e DTS.
No entanto há que ressalvar o facto de os DAC e ADC serem diferentes e com uma qualidade superior a qualquer X-Fi, sendo ainda possível trocar os chips pré-amplificadores.

Outra das placas de som que encontrei que faz o que é necessário é a Xonar D2/PM da ASUS, também 7.1 com codificação Dolby/DTS e 118dB In/Out de SNR a 192KHz/24Bit. Parece ser uma óptima opção, e pelo preço penso que a Auzen X-Meridian 7.1 se sobrepõe. A Xonar D2X (que ainda não está disponível cá em Portugal) é uma versão com alguns melhoramentos e em PCIX.
Links
http://www.auzentech.com/site/products/feature.php
http://pt.europe.creative.com/products/product.asp?category=266&subcategory=566&product=16559&nav=-1
http://www.asus.com/products.aspx?modelmenu=1&model=1769&l1=25&l2=144&l3=0&l4=0