Genoma humano

rtp2
Um equipa de investigadores norte-americanos da CrageVenture descobriu que afinal somos mais diferentes daquilo que realmente pensávamos, mas o que me interessou mais na notícia que passou ontem na RPT2 foi que essa investigação foi tornada aberta e publicada numa revista de acesso livre na internet. O facto de uma empresa privada publicar estes dados vem abrir as possibilidades de outras universidades e outros laboratórios trabalharem e evoluirem com base em trabalho já feito.
Um bom exemplo que vai de encontro à filosofia do open source, e afinal, o genoma é de todos nós!

One Reply to “Genoma humano”

  1. Antes de mais, os investigadores são do J Craig Venter Institute e o genoma diploide sequenciado e estudado pertence ao J Craig Venter, proprietário do instituto.

    E quanto à abertura da informação, isto não é novidade uma vez que o projecto de sequenciação do genoma humano quando completo também colocou toda a informação online e disponível para todos.
    Tal como a informaçao do genoma do James Watson (um dos scientistas que descobriram a estrutura de dupla hélice do DNA), também foi colocado à disposição de todos.

    Trata-se de Open Science e Open Access. Um pouco à imagem daquilo que ocorre com o software e o Open Source 🙂

Deixe uma resposta

nineteen + 17 =