Wiki Cartão do Cidadão

Ao longo destes meses tenho acompanhado com muito interesse o desenvolvimento de todo o processo do cartão do cidadão. Numa oportunidade que surgiu, e como já referi no meu blog, em Coimbra no BarCamp2006, decidi ter um papel activo como cidadão e fomentar a discussão deste assunto, levantando as questões mais pertinentes quer sociais, quer de segurança, com a criação de um Wiki em que a população em geral poderia se reunir e colocar as suas questões e ideias, participando também activamente.

Até hoje o wiki não tem sido muito visitado, em parte também por culpa minha por falta de divulgação, mas aproveitando estes fins-de-semana mais compridos, dediquei-lhe um pouco mais de tempo. A 26 de Outubro a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) emitiu um parecer sobre a Proposta de Lei que cria o cartão do cidadão e rege a sua emissão e utilização.

Deixei transcrito algumas notas retiradas e algumas respostas do documento disponibilizado no sítio da CNPD.

Gostaria de fomentar por aqui, mais uma vez, a vontade de que este processo fosse discutido no meio da sociedade, e levantadas questões de segurança, pois este é um tema que nos toca a todos.

2 Replies to “Wiki Cartão do Cidadão”

  1. Com todo o respeito, estás a colocar questões erradas no wiki, nomeadamente:

    1) Estaremos seguros por detrás de toda uma infraestrutura baseada em Tecnologias Proprietárias (neste caso a Microsoft)?

    Quem diz que toda a infraestrutura é baseada em tecnologias Microsoft? E mesmo que seja, não é de todo impossível criar uma infraestrutura segura baseada em tecnologias Microsoft. Dá mais trabalho e são precisos *os* melhores técnicos.

    2) A Autenticação via Samba é mais segura e comportável que qualquer sistema Microsoft? (baseada em casos reais e experiências)

    Onde é que leste que a autenticação era feita via Samba?

    3) É uma boa política começar com um sítio para o Cartão do Cidadão que não é aderente aos web standards e regras de acessibilidade (por exemplo, não é compatível com Firefox)?

    Apesar de não ser bem apresentado no FF, esse é definitivamente o menor dos problemas neste momento.

  2. Adriano Afonso Portugal Windows 2000 Mozilla Firefox 2.0 says:

    Em primeiro lugar caro CPinto, agradeço a sua participação. O Wiki é aberto a todos e todas as questões que lá foram colocadas são baseadas nas discussões oriundas do BarCamp, do SHiFT e do CopyRiot, as quais me dei à liberdade de as transcrever (ie o wiki não é meu, mas nosso).

    1) Quanto á infra-estrutura que foi apresentada no projecto Pegasus, que espero que tenha lido, pode-se dizer que maioritariamente está prevista uma plataforma Microsoft como base, o que não obriga que no final o seja, e daí a questão.
    Está livre de a corrigir e participar…

    2) É apenas uma pergunta… e esta pergunta/informação foi dada por técnicos da SAPO que estavam presentes no SHiFT.

    3) Pode não ser, mas num momento em que nunca antes se falou tanto de TIC e Standards, não se percebe tamanha “gafe” (lembrando a interoperabilidade e a multiplataforma), e para mim já é um mau começo.

Deixe uma resposta

3 × 1 =