ENEI (Sábado)

5 Março 2006 Por Adriano Afonso

Hoje, ainda melhor, há pouco cheguei á bela cidade de Évora, para o enei2006, ainda a tempo de ver os tópicos do “plano tecnológico”, ou melhor, “agenda tecnológica” apelidada de Estratégia de Lisboa, para os próximos tempos no nosso pais, incorporado na “evolução” da EU pela procura da competitividade. Com algumas críticas pela parte da APDSi, associação que realmente me surpreendeu, pois não me passava pela cabeça que existia tal grupo preocupada com questões da Promoção e do Desesenvolvimento da Sociedade da Informação.

Sinceramente questionei-me sobre afinal que preocupações anda a ter o nosso estado sobre o software livre e como é que este se preocupa com os milhões de linhas de código que são escritas por semestre pelos alunos distribuídos pelas diferentes faculdades, de norte a sul do pais (Minho a Évora), com inúmeras potencialidades e que afinal acabam por ficar nas prateleiras de alguma arrecadação, ou que nem sequer saem de um servidor caseiro (//localhost). Exemplo a seguir será o caso de Évora com o Alinex.

Fiquei muito contente também em poder ter assistido a um dos “espectáculos” mais mediáticos do mundo do open source, protagonizado pelo maddog, é como ver a luz ao fundo do túnel… e mais não digo. Para colmatar o dia, Xavier de Blas, para quem não conhece, um show de artes circenses para explicar todas as vantagens do GNU/Linux e open source.

Já agora aproveito para avisar, que já abriram as inscrições para o linux2006!